Nazismo e Natureza
USP, São Paulo, 19 de Abril de 2007, 18 h.
I
Nazismo e NaturezaUSP, São Paulo, 19 de Abril de 2007, 18 h.
I
A afirmação de que «o nacional-socialismo não é mais do que biologia aplicada» era corrente entre os nazis. Ela deve-se ao eugenista Fritz Lenz, que a formulou em 1931, e atingiu em seguida uma grande difusão, nomeadamente graças a Rudolf Hess. Mas a origem desta concepção remonta ao célebre biólogo Ernst Haeckel, que afirmou que «a política é biologia aplicada».
Esta definição de política correspondia exactamente aos anseios do eugenismo. «A história da nossa ciência está intimamente ligada à história alemã mais recente», escrevia durante o Terceiro Reich Otmar von Verschuer, um dos principais representantes do movimento eugenista, que em 1935 passou a chefiar o Instituto de Biologia Hereditária e de Higiene Racial da Universidade de Frankfurt e que assumiu em 1942 o comando científico da política racial. «O chefe do império étnico alemão é o primeiro homem de Estado a recorrer aos dados da biologia hereditária e da eugenia enquanto princípio orientador da direcção do Estado». E o facto de cerca de metade dos médicos do Terceiro Reich serem membros do partido nazi revela não só que Hitler dispunha de uma infra-estrutura científica suficientemente vasta para prosseguir o seu programa biológico como indica também até que ponto as preocupações eugenistas estavam difundidas entre os cientistas alemães e austríacos.
A Eugenia foi um disciplina académica criada nos regimes democráticos que contribuiu decisivamente para a formação do quadro ideológico do nazismo. Praticamente todos os que se dedicavam ao estudo da genética e da evolução defendiam os princípios da eugenia, tal como o faziam também numerosos médicos e outros especialistas da biologia. André Pichot: «Durante muito tempo não houve uma distinção nítida entre eugenia e genética humana». Edwin Black: «Originariamente, genética humana e eugenia eram uma única e a mesma coisa».
Directo continuador da obra de Darwin, o seu primo Francis Galton, fundador da eugenia, desenvolveu o racismo em dois aspectos que teriam grandes repercussões. Por um lado, ele considerou em termos biológicos não só as diferenças de situação entre os povos, mas ainda as diferenças sociais no interior de cada povo, de maneira que a elite da classe dominante seria superior aos seus concidadãos sob os pontos de vista físico e mental. Esta noção não era nova, mas Galton transpôs para o quadro científico fundado por Darwin as concepções rácicas de elite que outros autores haviam sustentado em termos míticos e nebulosos.
Galton procedeu a uma segunda inovação, mais importante ainda, defendendo uma estratégia de progresso biológico e apelando para a intervenção directa e sistemática dos governos na evolução biológica da humanidade. Com o objectivo de aperfeiçoar a raça, seria necessário orientar os matrimónios da elite e promover-lhes a fertilidade, e ao mesmo tempo tomar medidas para condenar à extinção as famílias de elementos social, moral e biologicamente indesejáveis. Parece que nos últimos anos de vida Galton considerou que as suas teses não estavam suficientemente comprovadas e exprimiu dúvidas sobre a possibilidade de regular os matrimónios, mas a esmagadora maioria dos discípulos, em vez de partilhar tais hesitações, deu ainda maior dimensão à estratégia que havia sido delineada pelo mestre.
Os eugenistas promoveram a adopção de medidas legais e a introdução de modificações nos serviços médicos e sanitários com o objectivo de condicionar os casamentos, estimular a reprodução dos indivíduos pertencentes ao escol, desencorajar a reprodução dos indivíduos julgados inferiores ou mesmo impedi-la através do aprisionamento ou da esterilização sexual, e regular o fluxo de imigrantes. Com esta engenharia biológica os eugenistas pretendiam não só reforçar globalmente a raça tida como superior, mas ainda consolidar a supremacia da elite no interior dessa raça. A futura política hitleriana ficava assim traçada nas suas linhas fundamentais.
O racismo recebeu a consagração no direito internacional em 1919, na conferência de Paris, quando as democracias vencedoras na primeira guerra mundial se recusaram a introduzir nos estatutos da Sociedade das Nações uma cláusula de igualdade racial proposta pelo Japão. Vinte anos antes, ao ser aprovada em Haia uma convenção sobre métodos de guerra, que pretendeu abolir as formas de combate mais cruéis e mais bárbaras, o Reino Unido, embora sem assinar o acordo, reconheceu que ele tinha uma certa autoridade moral nas lutas entre brancos, mas não nas expedições coloniais contra os povos nativos. Este ambiente não podia deixar de ser propício à acção das sociedades de eugenia, que proliferaram nos meios universitários e científicos.
Entre todos os países ocidentais, os Estados Unidos destacaram-se pela difusão conseguida pela eugenia, a ponto de haver quem considere como o verdadeiro fundador da eugenia Charles Davenport, chefe incontestado dos eugenistas norte-americanos durante quatro décadas. Muitos dos principais especialistas de genética dos Estados Unidos foram membros de longa data das associações eugenistas e o mesmo sucedeu com numerosíssimas outras figuras prestigiadas do meio académico, tanto nos departamentos de biologia e zoologia como nos de psicologia, ciências sociais e antropologia. Mas a influência alcançada pelos eugenistas norte-americanos resultou também do facto de beneficiarem do apoio de algumas grandes fortunas e de contarem com o beneplácito, quando não mesmo com o entusiasmo, de instituições governamentais, nomeadamente o Departamento da Agricultura, com a sua rede de estações agronómicas, as forças armadas, o Departamento do Trabalho, algumas agências do Departamento de Estado e o comité da Câmara dos Representantes encarregado das questões de imigração.
Para fazer com que prosperassem e proliferassem os elementos biologicamente superiores e com que se extinguissem os elementos inadequados o movimento eugenista norte-americano propunha um conjunto de medidas financeiras destinadas a estimular a reprodução da elite e a tornar economicamente insustentável a sobrevivência das famílias tidas como biologicamente inferiores. Mas como sabiam que a arma económica seria insuficiente, os eugenistas defendiam também a segregação compulsiva dos elementos nocivos durante o período da fertilidade, para os impedir de procriarem. Uma medida deste tipo implicaria necessariamente a formação de enormes campos de concentração, e aliás as reservas índias ofereciam nos Estados Unidos um modelo evidente. A segregação em massa, porém, suscitava vários problemas, por isso os eugenistas propunham ainda outros métodos para exterminar as pessoas atingidas pela inferioridade biológica. As vítimas seriam muito numerosas, porque se tratava de segregar ou de eliminar, além das pessoas consideradas moral, cultural ou fisicamente deficientes, também os demais membros das suas famílias. Com efeito, a redescoberta dos trabalhos de Mendel levara os eugenistas a considerar que mesmo indivíduos sãos podiam ser portadores de condições ancestrais de degenerescência transmissíveis aos descendentes, tornando-se necessário impedir a reprodução não só dos elementos afectados mas igualmente de todos os familiares.
Eram ambições muito vastas, e para começar os eugenistas norte-americanos defendiam que a população do país, como aliás a dos outros países, possuía dez por cento de indivíduos que seria urgente eliminar. O processo não pararia ali, ou talvez nem parasse nunca, porque a saúde biológica da raça exigiria o extermínio progressivo de novos escalões inferiores, sempre calculados na proporção de dez por cento. Um comité especial da American Breeders Association criado em 1911, e que tinha como secretário Harry Laughlin, a segunda figura do movimento eugenista, definiu como objectivo a eliminação de dez grupos: os atrasados mentais, os miseráveis, os alcoólicos, os criminosos, incluindo pequenos criminosos, os epilépticos, os loucos, os fisicamente débeis, os predispostos a doenças específicas, os aleijados e, finalmente, os portadores de deficiências nos órgãos dos sentidos. Aliás, não existiam barreiras entre estas categorias, porque várias figuras prestigiadas no meio científico e universitário norte-americano consideravam que o pauperismo tinha raiz genética e era transmitido hereditariamente, ao mesmo tempo que se acreditava na existência de uma relação de ordem genética entre a epilepsia e a pobreza, bem como entre a epilepsia e a deficiência mental. E o mais notável dos oftalmologistas norte-americanos, Lucien Howe, com a ajuda de muitos dos seus colegas, prosseguiu uma incansável campanha visando a eliminação de todos aqueles que tivessem problemas de visão e dos seus familiares. Segundo os cálculos do comité animado por Laughlin, a primeira vaga de extermínio atingiria cerca de onze milhões de pessoas, o que equivalia então a mais de dez por cento da população do país, e a liquidação dos familiares representaria muitos milhões mais. Quando sabemos que os testes de inteligência concebidos por psicólogos eugenistas e aplicados oficialmente ás forças armadas dos Estados Unidos durante a participação na primeira guerra mundial revelaram entre os recrutas a espantosa percentagem de setenta por cento de atrasados mentais, podemos imaginar até que extremos deveria ser levado a purificação.
Não se tratava obrigatoriamente do assassinato em massa, embora tal solução não tivesse deixado de ser proposta. Já em 1900 um eugenista norte-americano defendera a câmara de gaz como o meio menos doloroso para impedir a reprodução dos indivíduos nocivos, e a aplicação deste método foi frequentemente discutida nas publicações eugenistas em língua inglesa. George Bernard Shaw sugeriu numa conferência proferida em Londres, em 1910, perante a Eugenics Education Society, «um uso extensivo da câmara letal». E acrescentou: « Teria de se pôr termo à vida de muitas e muitas pessoas, pela simples razão de que cuidar delas é um desperdício do tempo alheio». Madison Grant, presidente da Eugenics Research Association e da American Eugenics Society e um dos trustees do Museu Americano de História Natural, escreveu num livro publicado em 1916: «As leis da natureza requerem a obliteração dos inaptos, e a vida humana só é valiosa na medida em que for útil à comunidade ou à raça». Mesmo sem recorrerem às câmaras de gaz, que afinal só foram adoptadas nos Estados Unidos em 1921 para a execução de criminosos, algumas instituições públicas norte-americanas destinadas a acolher deficientes mentais, epilépticos e tuberculosos funcionavam de maneira deliberadamente mortífera, deixando os internados serem infectados com alimentos em mau estado ou com excrementos ou com picadas de insectos. No Terceiro Congresso Internacional de Eugenia, reunido em 1932 em Nova Iorque, Davenport declarou: «Podemos até encarar com satisfação a elevada taxa de mortalidade numa instituição destinada a atrasados mentais profundos, enquanto consideramos como um desastre nacional a perda de [...] uma criança gerada por pais de excepção». Mas foi sobretudo à esterilização sexual que os eugenistas recorreram com o objectivo de exterminar grupos biológicos e sociais. E se os resultados do programa posto em prática parecem hoje assustadores, não devemos esquecer que para os dirigentes do movimento eugenista eles ficaram então muitíssimo aquém do desejado.
Decerto contribuiu para a precocidade com que a esterilização sexual foi adoptada nos Estados Unidos o facto de existir aí uma tradição de castração dos implicados em crimes sexuais, iniciada por uma lei de 1855, no Kansas, que previa a aplicação desta pena aos negros e mestiços culpados da violação de mulheres brancas. Finalmente, depois de uma vigorosa campanha conduzida pelas associações eugenistas, o Supremo Tribunal Federal admitiu em 1927 a esterilização sexual dos criminosos e dos deficientes mentais. A partir de então a esterilização passou a constituir uma lei do país.
Não bastava, porém, limpar a raça no interior do país se ela estivesse exposta às contaminações provenientes do exterior. Assim, a promoção demográfica da elite e a esterilização sexual ou a liquidação dos elementos considerados nocivos deviam ser acompanhadas por um severo controlo racial da imigração. Os eugenistas norte-americanos consideravam geneticamente indesejável a maior parte das pessoas chegadas após 1890. A principal personalidade do movimento eugenista, Davenport, defendeu numa obra de 1911 que se continuassem a entrar imigrantes oriundos do sudeste europeu os Estados Unidos alterariam as suas características raciais e a população tornar-se-ia mais propensa ao crime e à imoralidade sexual. Na mesma obra Davenport opôs-se igualmente à imigração de judeus. Em 1917 o Congresso proibiu a imigração de deficientes mentais, epilépticos e outras pessoas portadoras de inferioridades psicopáticas constitucionais. Dois anos mais tarde a presidência do Comité da Câmara de Representantes para a Imigração e a Naturalização foi entregue a um eugenista convicto, unido por relações particularmente estreitas a Madison Grant, que aos seus outros cargos reunia o de vice-presidente da Immigration Restriction League. Laughlin, a segunda figura do movimento eugenista, recebeu funções oficiais naquele Comité, e a partir dali, com a ajuda do Secretário do Trabalho, teceu a rede que levaria o Congresso a aprovar em 1924 a National Origins Quota Law. Além de prever formas de selecção destinadas a afastar os portadores de deficiências hereditárias, esta lei estabelecia um limite máximo para o número de imigrantes aceite anualmente e, usando os resultados do recenseamento de 1890 como base para a definição de quotas, reduzia drasticamente a entrada de não nórdicos e procurava orientar a composição étnica da população. Na realidade as dificuldades práticas foram maiores do que os eugenistas haviam previsto, e os grupos étnicos interessados contestaram a validade dos dados do recenseamento de 1890. Depois de adiar o problema por vários anos, o Congresso recorreu em 1931 ao recenseamento de 1920 para fixar as quotas de imigrantes, consoante um sistema que se manteve em vigor até 1952.
Apesar de tudo, o governo dos Estados Unidos consagrara na lei a resolução de um problema social consoante um critério racial, e os eugenistas alemães aplaudiram. Hitler, em Mein Kampf: «Recusando liminarmente a imigração às pessoas não saudáveis e excluindo simplesmente da naturalização certas raças, ela manifesta o começo progressivo de uma perspectiva que é específica da concepção racista de Estado».
Durante as três décadas iniciais do século XX foram os norte-americanos quem encabeçou o movimento eugenista internacional, e eles influenciaram de maneira durável o desenvolvimento do racismo germânico. As relações entre os eugenistas de ambos os países mantiveram-se sempre muito estreitas, apesar da primeira guerra mundial. E assim como a Rockefeller Foundation contribuiu financeiramente para o movimento eugenista nos Estados Unidos, subsidiou também as pesquisas biológicas e raciais na Alemanha, continuando a fazê-lo entre 1933 e 1939.
Hitler deu provas de conhecer com certo detalhe as teorias e as realizações práticas dos eugenistas norte-americanos, não só em Mein Kampf como em conversas particulares. Nos primeiros anos da década de 1930 Hitler enviou uma carta elogiosa ao presidente da American Eugenics Society, Leon Whitney, e ao mesmo tempo enviou outra carta a Madison Grant, classificando como «a minha Bíblia» uma obra sua, traduzida e publicada na Alemanha em 1925, onde a primeira guerra mundial era interpretada como um conflito entre raças, em termos que influenciaram directamente a tipologia do racismo nazi.
As medidas eugenistas adoptadas pelo Terceiro Reich inseriram-se, portanto, num movimento muito amplo iniciado pelas democracias, e uma boa parte da literatura racista nazi só parecerá estranha a quem desconhecer os textos emanados das sociedades eugenistas dos outros países. Os eugenistas norte-americanos consideravam que da sua acção resultaria a criação de uma nova raça superior e em 1934 o Director de Ciências da Natureza da Rockefeller Foundation, Warren Weaver, perguntava «se será possível desenvolver uma genética tão extensiva e bem fundamentada que se possa esperar a criação, no futuro, de homens superiores?». Era esta precisamente a questão a que Hitler iria responder. Um artigo publicado no Eugenical News em 1943 invocava as pesquisas de Charles Davenport, o patriarca da eugenia norte-americana, para anunciar uma nova humanidade constituída por castas biológicas, com raças de senhores e raças de servidores.
Observa André Pichot que se definirmos o nacional-socialismo como a aplicação à política de critérios procedentes da biologia, então as leis eugenistas promulgadas pelos governos democráticos não foram menos hitlerianas.
As críticas que os eugenistas alemães faziam aos colegas norte-americanos não diziam respeito a questões gerais mas à maneira aleatória como as leis eram aplicadas nos Estados Unidos.
Em 1932 Charles Davenport abandonou a presidência da Federação Internacional das Organizações Eugenistas e para lhe suceder foi eleito Ernst Rüdin, que em 1936 assumiria a chefia do Instituto de Higiene Racial de Munique, um dos centros científicos cruciais para o programa rácico nacional-socialista. Nestas condições, os congressos eugenistas internacionais efectuados em 1934, 1935 e 1936 aprovaram a política seguida pelo Terceiro Reich. Mas de todos os países estrangeiros foi sobretudo nos Estados Unidos que as medidas raciais tomadas por Hitler beneficiaram da benevolência ou até do entusiasmo dos cientistas e dos vulgarizadores activos no movimento eugenista. Mesmo aqueles eugenistas norte-americanos que se opunham ao anti-semitismo de Hitler lhe elogiavam as disposições de esterilização compulsória. A partir de 1933 Laughlin assegurou que o Eugenics Record Office, a Eugenics Research Association e o Eugenical News mantivessem um apoio indefectível às medidas eugenistas e raciais implementadas no Terceiro Reich. De então em diante não houve ano nenhum em que as sociedades eugenistas dos Estados Unidos, o Eugenical News e outras publicações científicas influenciadas pelos eugenistas deixassem de proceder, muitas vezes em termos encomiásticos, à apologia do nacional-socialismo enquanto aplicação da doutrina eugenista. Só com a entrada dos Estados Unidos na guerra, em Dezembro de 1941, é que os aplausos públicos cessaram, embora com relutância, e em 1943 o Eugenical News começou a publicar também artigos críticos do nazismo.
Neste contexto, apercebemo-nos de que não foi devido a qualquer crueldade gratuita, mas para prosseguirem certos debates teóricos e certas pesquisas práticas em curso entre os eugenistas, que vários médicos nazis martirizaram nos seus laboratórios os internados nos campos de concentração. O facto que mais nos choca nas experiências dos médicos nazis – que uma profissão cujo objectivo é curar em vez disso torture e mate, e que se usem as informações adquiridas profissionalmente para vitimar os pacientes – assinalara já num âmbito maciço a longa campanha promovida pelo emérito oftalmologista norte-americano Lucien Howe e pelos seus colegas para segregar ou esterilizar sexualmente as pessoas com problemas de visão e todos os membros das suas famílias, e em diversos países democráticos, mesmo antes de as leis o permitirem, era uma prática bastante frequente entre médicos de cadeias e de estabelecimentos para doentes mentais esterilizar ou castrar pessoas cuja saúde lhes fora confiada. Os médicos eugenistas tinham um duplo ponto de vista, consoante consideravam o paciente como um elemento da elite biológica ou um elemento inferior, e foi precisamente esta dualidade que justificou as experiências médicas nos campos de concentração.
II
O fundador da ciência ecológica foi o biólogo alemão Ernst Haeckel, que na sua Morfologia Geral dos Organismos, publicada em 1866, empregou pela primeira vez a palavra «ecologia» para designar a relação dos animais com o seu meio.
Haeckel reivindicou para a ciência da evolução biológica o carácter de uma ciência histórica. Para ele, isto correspondia a supor que a história da humanidade se regesse por mecanismos idênticos aos que ditavam a evolução das espécies. Numa das Trinta Teses sobre o Monismo, redigidas em 1904 e publicadas quatro anos depois, Haeckel insistiu na afirmação de que toda a natureza, tanto orgânica como inorgânica, estava sujeita a um processo de evolução único.
O tipo de história que Haeckel aplicava ao estudo da evolução caracterizava-se por confundir o geral e o individual. Segundo Haeckel, «a ontogénese [história da formação do indivíduo] é uma recapitulação resumida e condensada da filogénese [história da espécie], condicionada por leis de hereditariedade e de adaptação». A aplicação desta tese à sociedade tornou-se um lugar-comum através da concepção de que as fases do desenvolvimento do ser humano corresponderiam à evolução da humanidade, de modo que os povos considerados primitivos eram assimilados a crianças. Como observou ironicamente Ernst Mayr: «Se fosse verdade, seria um princípio heurístico realmente maravilhoso». Para aplicar à análise da sociedade um modelo histórico deste tipo é necessário pressupor uma perfeita concordância da formação dos indivíduos com o desenvolvimento do grupo social dominante. Política e pedagogia conservadoras.
Haeckel seguiu a vertente mais declaradamente racista do darwinismo. Foi ele o primeiro a usar a teoria da evolução para propor uma classificação hierárquica das raças humanas, situando os negros no nível inferior e colocando no estádio mais avançado os alemães, os anglo-saxónicos e os escandinavos. Adversário activo da mestiçagem, Haeckel foi um entusiasta da eugenia, tendo sido nomeado em 1904 presidente honorário da recém-fundada Sociedade de Higiene Racial.
André Pichot: «A Liga Monista, que Haeckel fundara para difundir a sua doutrina, é [...] considerada hoje como um dos laboratórios onde se formou aquilo que viria a ser a doutrina biológico-política nazi». E o facto de essa associação ter prosseguido a sua propaganda também no meio operário contribuiu para os cruzamentos ideológicos indispensáveis à constituição do fascismo.
Haeckel morreu em 1919, com oitenta e cinco anos, vociferando em termos anti-semitas contra a república dos conselhos bávara. E enquanto membro da Thule Gesellschaft, Haeckel situou-se no próprio centro gerador do nacional-socialismo. Associação esotérica de carácter estritamente racista, cujo nome se referia ao célebre mito hiperboreal, a Thule Gesellschaft atraiu várias figuras da alta sociedade de Munique e abriu as portas igualmente a alguns boémios da extrema-direita mais violentamente racista como Dietrich Eckart, Julius Streicher, artistas desempregados como Alfred Rosenberg e jovens estudantes como Rudolf Hess e Hans Frank. Convidados frequentes eram também Anton Drexler e Gottfried Feder, fundadores e provisórios chefes de um grupúsculo, o Partido Operário Alemão, que Hitler em breve viria a chefiar. Em 1919, quando a revolução alemã chegara ao auge e Munique se encontrava governada pelos conselhos de operários e soldados, a Thule Gesellschaft mantinha-se em estreito contacto com o corpo franco Oberland, cuja intervenção havia de ser decisiva para o massacre da república dos trabalhadores. A Thule Gesellschaft assinalava, portanto, boa parte dos contornos de um novo espaço político e ideológico, e ao morrer no exacto momento em que o hitlerismo se começava a formar, e no preciso meio em que ele se formava, Ernst Haeckel estabeleceu um elo ininterrupto de continuidade entre a ecologia científica e a política racista. Quando ele formulou a definição de que «a política é biologia aplicada», abriu o caminho que permitiu mais tarde aos seguidores de Hitler proclamarem que «o nacional-socialismo não é mais do que biologia aplicada».
Foi através da ecologia que os nacionais-socialistas inseriram o racismo num quadro ideológico e prático mais vasto. Quando sabemos que os eugenistas colocavam os métodos de aperfeiçoamento biológico da raça no mesmo plano das melhorias a introduzir na criação do gado e na cultura selectiva das plantas e quando recordamos que eram muito estreitos os contactos entre as associações de criadores de gado e as sociedades eugenistas, compreendemos a relação existente entre o racismo e a ecologia na doutrina hitleriana. O regime nazi levou a cabo um conjunto de medidas que qualquer ecologista dos nossos dias não deixaria de aprovar. As primeiras reservas naturais na Europa foram criadas pelos nacionais-socialistas, e em 1935, precisamente no mesmo ano em que eram promulgadas as chamadas Leis de Nuremberga, destinadas a assegurar a preservação e o desenvolvimento da raça nórdica, publicava-se um complexo legal visando a preservação da natureza, com um escopo sem precedentes. O apoio dos ambientalistas não se fez esperar. Em 1939 estavam inscritos no NSDAP 60% dos membros das principais associações de protecção da natureza que haviam existido durante a república de Weimar.
P. Staudenmaier: «Mal começava o século XIX, e já estava solidamente estabelecida a relação mortífera entre o amor à terra e o nacionalismo racista militante». «Já no seu início [...] a ecologia manteve uma relação íntima com um meio político veementemente reaccionário». «O aparecimento da ecologia moderna formou o último dos elos na cadeia fatídica que interligou o nacionalismo agressivo, o racismo de propensão mística e as preferências ambientais». «No ponto central deste complexo ideológico encontra-se a aplicação directa e sem mediações das categorias biológicas à esfera social».
*
Subjacente às ideologias ecológicas está um axioma fundamental - o mito da natureza. Aliás, as contradições internas da sociedade são sistematicamente convertidas pelos ecologistas em contradições entre a sociedade e a natureza, ficando deste modo escamoteados o processo de exploração e todas as suas consequências.
Atribuir à natureza um estado originário de equilíbrio e remeter para ela os postulados genéricos de todos os demais equilíbrios é procurar aí a justificação de ilusórias harmonias sociais e, portanto, é alienar da sociedade os seus modos de funcionamento. A naturalização constitui a forma suprema de reificação. A partir do momento em que um dado padrão de ordem é apresentado como natural ele torna-se eterno e indiscutível. A aceitação do mito da natureza corresponde ao triunfo absoluto da tradição.
A todos os desequilíbrios inerentes à natureza devemos somar mais um, o da acção social, que, sendo sempre contraditória, só pode entender-se como um desequilíbrio determinante de desequilíbrios. Não existe natureza senão como objecto da acção humana.
Longa acção humana de interferência nas espécies vegetais e animais. A maior parte da «natureza» que hoje se vê não é natural; é um produto da história da humanidade.
Todas as tecnologias, enquanto materialização de dados sistemas de relacionamento social, surgiram não só para solucionar desequilíbrios humanos, criando desequilíbrios novos, mas igualmente para resolver desequilíbrios mais ou menos agudos resultantes da apropriação social da natureza, e para inaugurar formas diferentes de desequilíbrio. A civilização industrial limitou-se inicialmente a resolver os desequilíbrios insustentáveis que haviam resultado das tecnologias anteriores e das formas de exploração que a precederam, e a partir de então tem encontrado resposta aos desequilíbrios que ela própria criou, avançando para outras modalidades contraditórias, e por isso desequilibradas.
Nem sequer se deve julgar que a civilização industrial atingiu uma potencialidade destruidora superior, em termos relativos. Bem pelo contrário, pode definir-se como regra que quanto mais rudimentares forem os meios técnicos empregues por uma sociedade tanto mais vastas serão as repercussões da sua acção sobre a natureza, por comparação com os resultados obtidos no plano da produção material.
O capitalismo é o único modo de produção a exigir a instabilidade, quando todos os sistemas económicos anteriores procuraram garantir que as suas condições de funcionamento se conservassem inalteradas. Só o capitalismo não pode existir sem permanentes crises sectoriais e regionais, sem a ininterrupta adaptação a novas técnicas e novos sistemas organizativos, sem que estejam sempre a ser lançadas no desemprego multidões de trabalhadores enquanto outras são absorvidas por novos ramos de actividade, sem a contínua deslocação de volumes muito consideráveis de capital e a migração de enormes vagas humanas. Mas um modo de produção que, para assegurar a vitalidade dos seus fundamentos, não pára de pôr em causa as suas formas episódicas e de substituí-las por outras parece correr um risco grave. Será que os explorados, educados para considerarem a mutabilidade de todos os meios de vida e de todas as condições de existência, acabarão afinal por admitir a precaridade do próprio regime de exploração? Foi neste quadro que surgiu a necessidade do mito da estabilidade rural.
A apologia da vida campestre tem sempre servido de adorno ideológico ao crescimento da grande produção fabril. São regimes promotores da industrialização, ou mesmo francamente tecnocráticos, a propor a pretensa harmonia rural como padrão de comportamento genérico. Enraizar a ordem e a obediência às hierarquias numa sociedade em mudança contínua, conseguir o milagre de enxertar a estabilidade dos modos de vida e de pensamento sem comprometer a necessária instabilidade da economia e os ritmos acelerados da produção - eis a ambição de quem promove o mito do campesinato e das suas raízes. As maiores companhias transnacionais sustentam hoje organizações não-governamentais destinadas a alertar a opinião pública acerca dos riscos da poluição e a promover outras causas ecológicas, e nada há de contraditório nesta conjugação, já que as mesmas empresas que poluem ou que destroem o meio ambiente ganham redobradamente, depois, a vender serviços de limpeza da poluição e a reconstituir o meio ambiente. O capitalismo assimilou a ecologia enquanto um dos elementos do seu dinamismo.
*
Os ecologistas pretendem policiar a natureza e a relação entre a humanidade e a natureza do mesmo modo que os eugenistas se haviam dedicado a policiar a reprodução biológica dos seres humanos. Em ambos os casos se trata de uma vasta campanha por parte de meios académicos para ultrapassar as instituições governamentais e adquirir um poder directo sobre a vida alheia, convertendo-se numa tecnocracia científico-administrativa. Enquanto seria de esperar a existência entre a população comum de um movimento de desconfiança pelo secretismo em que os cientistas prosseguem as pesquisas e pela obscuridade terminológica com que envolvem os seus resultados, passa-se exactamente o contrário, e os leigos nestas matérias delegam aos cientistas ecológicos a função de fiscalizar a restante actividade científica. Há já várias dezenas de anos, Ivan Illich soube prever e denunciar uma situação deste tipo: «Não está excluído de maneira nenhuma que, assustadas com os perigos que as ameaçam, as pessoas coloquem o seu destino nas mãos de tecnocratas que se encarregariam de manter o crescimento justo aquém do limite de destruição da vida. Este fascismo tecnocrático asseguraria igualmente a subordinação total dos homens aos instrumentos, enquanto produtores e consumidores».
Com o objectivo de estimular um ambiente de ansiedade propício à imposição de um controlo global, os ecologistas atribuem à sociedade uma função sistematicamente negativa e à natureza uma função positiva. É esclarecedor que num elevado número de casos os ecologistas se tenham oposto à implementação de medidas destinadas a solucionar os problemas que eles próprios consideram existir, com o pretexto de que tais medidas hão-de por sua vez trazer efeitos negativos, mas esquecendo-se de os comparar com os efeitos positivos. Os ecologistas, presos ao mito do bom selvagem, idealizam uma humanidade que só seria meritória se se confundisse com a natureza.
Parece-me indispensável a leitura do livro de Lomborg. Quando se trata da relação da sociedade com a natureza um grande número de profissionais do meio científico aceita com frequência teses sem verificar a exactidão das fontes, procede a extrapolações ilegítimas e usa as estatísticas de maneira abusiva ou errada, mesmo deliberadamente errada, com o objectivo de sustentar uma convicção em vez de verificar os seus fundamentos - e percebemos então que a ecologia não é tratada pelos seus promotores como uma ciência, mas como uma fé. Só porque a ciência adquiriu a hegemonia em todo o tipo de discursos é que a ecologia se reveste das formas aparentes do método científico. O carácter irracional da ecologia detecta-se quando constatamos que os seus representantes confundem sistematicamente as projecções com as previsões. Ao apresentarem as projecções como se fossem previsões e ao basearem-nas tantas vezes em dados falsos, ou até em dados nenhuns, os ecologistas ampliam à escala planetária o mito conservador da decadência civilizacional. Esta é a sua relação profunda com a extrema-direita.
Janet Biehl e Peter Staudenmaier (1995) Ecofascism. Lessons from the German Experience, Edimburgo e San Francisco: AK Press.
Edwin Black (2003) War Against the Weak. Eugenics and America’s Campaign to Create a Master Race, Nova Iorque e Londres: Four Walls Eight Windows.
Bjørn Lomborg (2001) The Skeptical Environmentalist. Measuring the Real State of the World, Cambridge: Cambridge University Press.
André Pichot (2000) La Société Pure. De Darwin à Hitler, Paris: Flammarion.
Pelo menos dois livros da bibliografia encontram-se online:
ResponderExcluirhttp://www.spunk.org/texts/places/germany/sp001630/ecofasc.html
http://pt.scribd.com/doc/85630145/Bjorn-Lomborg-The-Skeptical-Environmentalist